A nota fiscal eletrônica é um documento de validade jurídica e fiscal é com ela que se comprova a operação de compra e venda de mercadorias ou a prestação de serviços.
Todas as empresas precisam emitir a nota fiscal eletrônica, porém para os MEIs (microempreendedores individuais) é optativo.
A importância da nota fiscal
A nota fiscal é um documento que surgiu com o objetivo de registrar o faturamento do negócio, seja na atividade comercial (compra e venda) ou na prestação de serviço.
Vitória é uma jovem formada em letras que deseja abrir o seu próprio negócio. A intenção é abrir uma empresa que dá aulas de reforço escolar em uma sala locada. Como ela ainda tem turmas pequenas com 3 ou 4 alunos surge a dúvida:
– Será que eu preciso emitir nota fiscal?
A resposta é sim! Por quê? Porque é preciso registrar a receita da empresa. Não emitir nota é sonegação. A Nota Fiscal justifica a entrada de dinheiro na empresa, se você não emitir nota o dinheiro entra sem comprovação, é por isso que chamamos de sonegação.
Posso substituir a nota fiscal por um boleto?
Não, pois o boleto não tem a mesma função, portanto é preciso emitir nota fiscal para ter a comprovação do faturamento.
Tipos de notas fiscais
Fazer a nota à mão é uma rotina que já ficou ultrapassada. Notas fiscais eletrônicas facilitam a vida do empreendedor, pois são mais fáceis de fazer e armazenar e menos passíveis de erro. Por isso, o governo brasileiro, com intuito de melhorar o modo como emitir nota fiscal no país, além de facilitar a fiscalização sobre as empresas, desenvolveu a nota fiscal eletrônica. São elas:
- Nota fiscal de venda de produtos/mercadorias (NF-e): Ela é emitida toda vez que você faz uma operação de venda.
- Nota fiscal de serviço (NFS-e): Ela é emitida toda vez que você faz uma prestação de serviço;
- Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e): Também é emitida toda vez que você faz uma venda, mas essa se limita para consumidor final;
- Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e): registra operações de transporte de carga entre municípios e estados;
- Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e): destinada aos produtores rurais, inscritos e ativos no cadastro de produtor primário da Fazenda, que optaram pela emissão de documentos fiscais eletrônicos.
Benefícios de emitir nota fiscal eletrônica
São várias as vantagens da implementação de notas fiscais eletrônicas, tanto para as empresas quanto para o governo e para a sociedade. É uma oportunidade de eliminar desperdícios de tempo e dinheiro.
Confira os principais benefícios de emitir notas fiscais eletrônicas:
- Redução de gastos e despesas com impressões desnecessárias;
- Ganho de produtividade nos processos na empresa;
- Melhor controle fiscal e financeiro;
- Aumento de confiança dos consumidores/clientes;
- Redução de erros (Não há rasuras, letras ilegíveis ou campos em branco).