Ao decidir se jogar no mundo do empreendedorismo é preciso definir o ramo de atividade do negócio, além das decisões, como nome, logomarca, localização e entre outros. Mas, é preciso ter uma atenção com a carga tributária da empresa.
Primeiro pensamento que temos é: como faço para pagar menos impostos, fazer tudo certinho, sem correr riscos diante de possíveis auditorias da Receita Federal?
Devemos sempre começar pela boa escolha de um profissional contábil, ele é quem vai instruir e orientar sobre os melhores caminhos a serem seguidos.
Afinal, o que é um regime tributário?
O Regime tributário é uma sistemática que estabelece as regras para a cobrança de impostos de cada CNPJ.
No Brasil são três os tipos de regime tributários mais adotados:
- MEI
- Simples Nacional
- Lucro Real
- Lucro Presumido.
Mas como saber qual o melhor regime para minha empresa? Ou ainda, em qual regime posso me enquadrar?
Escolher o regime de tributação ideal é essencial para a manutenção de qualquer CNPJ, já que ele influencia diretamente nos valores dos impostos a pagar.
Além de pesar no bolso, o enquadramento inadequado pode provocar problemas fiscais com a Receita Federal, em que autuações, multas e demais penalidades podem ser aplicadas. Para evitar que isso aconteça, é necessário que você tenha os principais pontos sobre os regimes tributários, bem esclarecidos, como: tipos de impostos pagos pela empresa, características de cada um dos regimes e outros aspectos.
É aí que entra o trabalho do contador, juntamente com o empreendedor. Para que juntos, possam definir o melhor para o negócio. O empresário conhece a realidade do estabelecimento e o contador conhece as normas e leis exigidas pela Receita Federal.
Ao analisar as diversas informações do negócio como: atividade em que o empresário vai desenvolver, juntamente com uma projeção de faturamento e quadro de funcionários, pode-se fazer o enquadramento no melhor regime.
A escolha do regime de tributação é uma das escolhas mais importantes na abertura da empresa, pois com uma bom estudo e análise, o empresário terá a possibilidade e oportunidade de optar pelo regime mais adequado e vantajoso para a sua empresa.